Em amarelo: Mesas Redondas A
Em azul: atividades simultâneas
Para programação completa, (incluindo a data e os horários das comunicações orais, mesas redondas e oficinas), clique aqui.
Programa completo contendo os resumos dos trabalhos apresentados e das atividades oferecidas durante o coloquio.
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Carlos Vogt
Pós-graduado em teoria da literatura e literatura comparada pela Universidade de São Paulo, mestre em linguística
geral e estilística do francês, pela Universidade de Besançon, na França, e doutor em ciências pela Universidade
Estadual de Campinas ─ Unicamp. Recebeu em 2005 a comenda da Ordem do Mérito Científico, da Presidência da República
do Brasil, e o título de doutor honoris causa da école Normale Supérieure de Lyon, na França. Desde setembro de 2011,
ocupa a cadeira 23 da Academia Campinense de Letras. é professor titular na área de semântica argumentativa e coordenador
do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Unicamp onde foi reitor no período de 1990 a 1994.
Publicou vários livros e inúmeros artigos e ensaios em jornais, revistas em órgãos especializados nacionais e
internacionais. é diretor de redação das revistas de divulgação científica ComCiência e Pré-Univesp.
Foi editor-chefe da Ciência e Cultura, revista da SBPC, de 2002 a 2007 e da revista Inovação, de 2006 a 2007.
é coordenador cultural da Fundação Conrado Wessel, desde 2007. Foi presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do
Estado de São Paulo (Fapesp), de 2002-2007 e secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo, entre 2009 e 2010.
Desde 31/10/2012, é presidente da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo Univesp.
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Celine Hervé-Bazin
Atuando principalmente na área da comunicação, Celine Hervé-Bazin é especialista na mediação de conhecimentos para formar, estudar, analisar,
projetar e implantar estratégias de comunicação originais, informativas e pedagógicas junto à diferentes públicos e através diferentes suportes:
da escrita à web e ao vídeo. Diplomada pela école de hautes études en science de l’information et de la communication,(estabelecimento pertencente
à Paris-Sorbonne), especialista na comunicação sobre o tema água, o desenvolvimento sustentável e as mulheres, ela atuou durante 7 anos como responsável
de comunicação da UNESCO e de outras grandes organizações públicas e privadas internacionais.
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Douglas Falcão
Licenciado em Física e foi Coordenador de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências
Afins da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Diretor do Departamento de Popularização e Difusão
de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS/MCTI). Sua experiência na
área de Educação em Ciências, é amplamente reconhecida, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem em
museus de C&T, inclusão social e C&T e na produção e avaliação de recursos educacionais em museus de C&T.
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Ildeu de Castro Moreira
Professor do Instituto de Física da UFRJ e do Programa de Pós-graduação em História das Ciências
e das Técnicas e Epistemologia (UFRJ). Foi editor científico da revista Ciência Hoje e membro de comitês
editoriais de várias revistas científicas e de divulgação. Ele coordenou a Semana Nacional de Ciência e
Tecnologia e atuou na equipe de transição governamental do Governo Federal em 2002 para o setor C&T. Diretor
do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCTI, membro do Conselho da SBPC e do CTC
da CAPES da Educação Básica, Ildeu atuou em inúmeras funções de grande relevância política e acadêmica para a
área da divulgação científica no Brasil.
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Isabel Martins
Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e Doutora em Educação pela University
of London (1992). Foi professora de Física da Rede Estadual do Rio de Janeiro (1985-1987), pesquisadora no Institute
of Education, University of London, (1993-1997), professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (1997-2000).
Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde do NUTES (Núcleo de Tecnologia Educacional
para a Saúde) da UFRJ entre 2003 e 2008 e editora da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências -RBPEC
(2005-2010), membro do Comitê Assessor da área de Educação do CNPq (2009 -2013) e presidente da Associação Brasileira
de Pesquisa em educação em Ciências - ABRAPEC (2009-2013) . Atualmente é professora associada IV do Laboratório de
Linguagens e Mediações do NUTES/UFRJ, editora da revista eletrônica Ciência em Tela, lead editor do periódico Cultural
Studies in Science Education (Springer).. Atua no Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde da UFRJ,
orientando bolsistas de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica e coordenando de projetos de pesquisa
em rede, nacional e internacional, financiados pelo CNPq, FAPERJ, CAPES, Programa Quadro 7 da União Europeia e British
Academy. Tem ministrado palestras e conferências plenárias convidadas em eventos científicos nacionais e internacionais
em diversos países da Europa e América Latina, organizado eventos científicos (IX ENPEC, VIII ENPEC, IX EPEF, entre
outros), servido nos conselhos editoriais de diferentes periódicos da área (Science Education (Wiley), Enseñanza de
las Ciencias, Ciência e Educação, entre outros). Seus interesses de pesquisa concentram-se nas relações entre linguagens
e educação em ciências, com especial referência para estudos acerca de processos de produção, circulação e recepção
discursiva em espaços de educação e divulgação científica. Publicações recentes incluem análises de livros didáticos
de ciências, do papel de imagens na educação e comunicação científica, e dos processos de apropriação discursiva de
discursos curriculares e de pesquisa em educação em ciências em contextos educacionais identificados com práticas
promotoras do letramento científico.
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José Rubens Morato Leite
Professor Associado IV dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina -
UFSC; Pós-Doutor pelo Centre of Environmental Law, Macquarie University - Sydney - Austrália; Doutor em Direito Ambiental
pela UFSC, com estágio de doutoramento na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; mestre em Direito pela
University College London; Membro e Consultor da IUCN - The World Conservation Union - Comission on Environmental
Law (Steering Commitee); Presidente do Instituto "O Direito por um Planeta Verde"; coordenador do Grupo de Pesquisa
Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco, do CNPq. Publicou e organizou várias obras e artigos em
periódicos nacionais e estrangeiros. é membro do Conselho Científico da Revista de Direito Ambiental da Editora Revista
dos Tribunais, além de ser sócio-fundador da Aprodab - Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil.
Foi tutor do PET/MEC. Bolsista e Consultor Ad Hoc do CNPq e Fapesc. Prêmio Pesquisador Destaque da Universidade
Federal de Santa Catarina. 2011
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Julia Guivant
Professora do Departamento de Sociologia e Ciência Política, da Universidade Federal de Santa Catarina.
Pesquisadora do CNPq, fundadora e coordenadora do IRIS (Instituto de Pesquisa em Riscos e Sustentabilidade).
Julia Guivant é ainda lead faculty of the Earth System Governance Project e membro da comitê diretor da Society for
the Study of Nanoscience and Emerging Technologies (S.Net). Seu trabalho é particularmente reconhecido nas áreas de
sociologia ambiental, sociologia da ciência, metodologias participativas e desenvolvimento sustentável. Entre os temas
em que tem publicado e prestado consultorias contam-se recentemente: responsabilidade ambiental empresarial
(especialmente supermercados); análise, percepção e comunicação de riscos e conflitos ambientais e tecnológicos
(pesticidas, nanotecnologias e transgênicos) e papel das certificações e standards sustentáveis no mercado global.
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Marco Aurélio da Ros
Médico e professor do programa de mestrado em saúde e gestão do trabalho da UNIVALI. Consultor do Ministério da
Saúde-DEGES e Ministério da Educação - MEC na área de educação em saúde, coordenador do Grupo de Pesquisa Educação e
Saúde, registrado no CNPq, Marco Aurélio da Ros atua ainda na área da saúde coletiva, com ênfase em saúde pública e na
gestão da atenção farmacêutica.
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Maria Cristina Guimarães
A vice-diretora de Informação e Comunicação do Instituto de Comunicação e Informação Científica
e Tecnológica em Saúde (Icict) é graduada em Engenharia Química, mestre e doutora em Ciência da
Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é pesquisadora do
Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde do Icict (LICTS) e docente
permanente e orientadora de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informação
e Comunicação em Saúde do Icict (PPGICS). Editora Científica da Revista Eletrônica de Comunicação,
Informação e Inovação em Saúde (RECIIS). Principais temas de interesse: Informação científica e
tecnológica em saúde, Gestão da informação, Avaliação em C&T, Socialização da informação e
Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia.
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Martha Marandino
Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 2.
Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa úrsula (1987), Mestrado em Educação pela
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001)
e Livre Docência pela Universidade de São Paulo (2012). Coordenadora do Grupo de Estudo de Pesquisa em Educação Não
Formal e Divulgação da Ciência/GEENF. Atua no ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ensino de Ciências e Educação
em Museus, principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, educação não formal, educação em museus e divulgação
científica. Foi presidente, vice-presidente (de 2002 a 2006) e tesoureira (de 2009 a 2011) da Associação Brasileira de
Ensino de Biologia/SbenBio e vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciência (2005 a 2011).
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Paola Rodari - Sissa Medialab
Diplomada em comunicação pela Universidade de Bolonha e especialista em métodos e instrumentos de comunicação científica.
Ela fundou o Laboratório do imaginário científico para o qual desenvolveu exposições, oficinas educativas, materiais multimédia e um serviço
voltado ao atendimento de público escolar e a formação de professores. Paola Rodari também coordenou o laboratório de didática da ciência da
universidade de Trieste e atuou na concepção e realização de projetos associados a centros e museus de ciência como: o Museu de Bali (planetário e
museu interativo), o projeto Infini-To (planetário e museu interativo de Torino) e dos projetos europeus PILOTS e Fund que atuam na concepção de jogos
de discussão com temáticas científicas. Ela coordena ainda o projeto dotik que atua no treinamento de jovens pesquisadores e mediadores para os centros
e museus de ciência e é membro do steering committee do ECSITE.
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Silvânia Nascimento
Professora da Faculdade de Educação da UFMG e diretora da Direção de Divulgação Científica desta
mesma universidade. Ocupou ainda o cargo de Superintendente de Museus da Secretaria de Estado da Cultura
de MG e de Secretária para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física. Possui experiência acadêmica
reconhecida na área de Educação em espaços escolares e não escolares, com ênfase em Cultura, Ensino de Ciências
Físicas e Astronomia, atuando principalmente na comunicação pública das ciências, ensino de ciências, formação de
professores e museus de ciências.
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Suzanne de Cheveigné
Física de formação, tendo exercido uma carreira acadêmica na área durante 18 anos,
Suzanne de Cheveigné é hoje diretora do Centre Norbert Elias das universidades de Avignon e Marseille
na França e dedica-se ao estudo das relações entre a ciência e a sociedade. Levando em conta o papel da mídia
no contexto europeu, seu trabalho consagra uma atenção particular à recepção de programas televisivos sobre ciência,
às questões do público face à ciência e às atitudes dos cientistas face à divulgação da ciência. Suzanne de Cheveigné
colabora em diferentes projetos europeus relacionados aos aspectos sociais das biotecnologias modernas, a percepção
pública da ciência entre eles os Eurobarômetros.
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Tattiana Teixeira
Possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1996), Mestrado (1998) e
Doutorado (2003) em Comunicação e Cultura Contemporânea (UFBA). Atualmente é professora efetiva na Universidade Federal
de Santa Catarina (UFSC).Tem experiência na área de Jornalismo, com ênfase em Jornalismo Especializado, atuando
principalmente nos seguintes temas: teorias do jornalismo, jornalismo científico, infografia, linguagem jornalística,
gêneros jornalísticos e divulgação científica. Foi Diretora Editorial da SBPJor - Associação Brasileira de Pesquisadores
em Jornalismo - por dois mandatos consecutivos, e editora executiva da Brazilian Journalism Research. Coordena o
NUPEJOC - Núcleo de Pesquisa em Jornalismo Científico, Infografia e Visualização de Dados. Foi Coordenadora do GT
Estudos de Jornalismo, da Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação), em 2013 e 2014
e vice-coordenadora em 2011 e 2012. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG
(permanente). é, atualmente, Diretora-Geral de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina.
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Virgínia Schall
Pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz e criadora do Laboratório de Educação em Saúde e
Ambiente (LAESA) do Centro de Pesquisas René Rachou de Minas Gerais. Virgínia Shall também atua em programas de
pós-graduação em Ciências da Saúde e Saúde Coletiva. Ela implantou e coordena o Programa de Vocação Científica da
UFMG, é consultora ad hoc do CNPq, da CAPES, da SVS/MS e do MEC. Dedica-se também à divulgação científica, é autora
de vários livros infanto-juvenis, jogos sobre temas científicos e participou da criação do Ciência em Cena, teatro que
apresenta peças sobre temas científicos. Membro da equipe de implantação da Olimpíada Brasileira de Saúde e Ambiente,
coordena a Regional Minas-Sul da mesma.
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Yurij Castelfranchi
Professor de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Ele foi pesquisador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor-Unicamp) e vice-diretor
do periódico Journal of Science Communication (JCOM). Ele realizou trabalhos como jornalista e colunista em jornais,
rádio e na televisão, e é o autor de livros de divulgação científica (sobre inteligência artificial, transgênicos, a
Amazônia e a história da Terra).