Em amarelo: Mesas Redondas A
Em azul: atividades simultâneas
Para programação completa, (incluindo a data e os horários das comunicações orais, mesas redondas e oficinas), clique aqui.
Programa completo contendo os resumos dos trabalhos apresentados e das atividades oferecidas durante o coloquio.


- Carlos Vogt
Pós-graduado em teoria da literatura e literatura comparada pela Universidade de São Paulo, mestre em linguística geral e estilística do francês, pela Universidade de Besançon, na França, e doutor em ciências pela Universidade Estadual de Campinas ─ Unicamp. Recebeu em 2005 a comenda da Ordem do Mérito Científico, da Presidência da República do Brasil, e o título de doutor honoris causa da école Normale Supérieure de Lyon, na França. Desde setembro de 2011, ocupa a cadeira 23 da Academia Campinense de Letras. é professor titular na área de semântica argumentativa e coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Unicamp onde foi reitor no período de 1990 a 1994. Publicou vários livros e inúmeros artigos e ensaios em jornais, revistas em órgãos especializados nacionais e internacionais. é diretor de redação das revistas de divulgação científica ComCiência e Pré-Univesp. Foi editor-chefe da Ciência e Cultura, revista da SBPC, de 2002 a 2007 e da revista Inovação, de 2006 a 2007. é coordenador cultural da Fundação Conrado Wessel, desde 2007. Foi presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), de 2002-2007 e secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo, entre 2009 e 2010. Desde 31/10/2012, é presidente da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo Univesp.

- Celine Hervé-Bazin
Atuando principalmente na área da comunicação, Celine Hervé-Bazin é especialista na mediação de conhecimentos para formar, estudar, analisar, projetar e implantar estratégias de comunicação originais, informativas e pedagógicas junto à diferentes públicos e através diferentes suportes: da escrita à web e ao vídeo. Diplomada pela école de hautes études en science de l’information et de la communication,(estabelecimento pertencente à Paris-Sorbonne), especialista na comunicação sobre o tema água, o desenvolvimento sustentável e as mulheres, ela atuou durante 7 anos como responsável de comunicação da UNESCO e de outras grandes organizações públicas e privadas internacionais.

- Douglas Falcão
Licenciado em Física e foi Coordenador de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS/MCTI). Sua experiência na área de Educação em Ciências, é amplamente reconhecida, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem em museus de C&T, inclusão social e C&T e na produção e avaliação de recursos educacionais em museus de C&T.

- Ildeu de Castro Moreira
Professor do Instituto de Física da UFRJ e do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (UFRJ). Foi editor científico da revista Ciência Hoje e membro de comitês editoriais de várias revistas científicas e de divulgação. Ele coordenou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e atuou na equipe de transição governamental do Governo Federal em 2002 para o setor C&T. Diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCTI, membro do Conselho da SBPC e do CTC da CAPES da Educação Básica, Ildeu atuou em inúmeras funções de grande relevância política e acadêmica para a área da divulgação científica no Brasil.

- Isabel Martins
Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e Doutora em Educação pela University of London (1992). Foi professora de Física da Rede Estadual do Rio de Janeiro (1985-1987), pesquisadora no Institute of Education, University of London, (1993-1997), professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (1997-2000). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde do NUTES (Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde) da UFRJ entre 2003 e 2008 e editora da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências -RBPEC (2005-2010), membro do Comitê Assessor da área de Educação do CNPq (2009 -2013) e presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em educação em Ciências - ABRAPEC (2009-2013) . Atualmente é professora associada IV do Laboratório de Linguagens e Mediações do NUTES/UFRJ, editora da revista eletrônica Ciência em Tela, lead editor do periódico Cultural Studies in Science Education (Springer).. Atua no Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde da UFRJ, orientando bolsistas de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica e coordenando de projetos de pesquisa em rede, nacional e internacional, financiados pelo CNPq, FAPERJ, CAPES, Programa Quadro 7 da União Europeia e British Academy. Tem ministrado palestras e conferências plenárias convidadas em eventos científicos nacionais e internacionais em diversos países da Europa e América Latina, organizado eventos científicos (IX ENPEC, VIII ENPEC, IX EPEF, entre outros), servido nos conselhos editoriais de diferentes periódicos da área (Science Education (Wiley), Enseñanza de las Ciencias, Ciência e Educação, entre outros). Seus interesses de pesquisa concentram-se nas relações entre linguagens e educação em ciências, com especial referência para estudos acerca de processos de produção, circulação e recepção discursiva em espaços de educação e divulgação científica. Publicações recentes incluem análises de livros didáticos de ciências, do papel de imagens na educação e comunicação científica, e dos processos de apropriação discursiva de discursos curriculares e de pesquisa em educação em ciências em contextos educacionais identificados com práticas promotoras do letramento científico.

- José Rubens Morato Leite
Professor Associado IV dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Pós-Doutor pelo Centre of Environmental Law, Macquarie University - Sydney - Austrália; Doutor em Direito Ambiental pela UFSC, com estágio de doutoramento na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; mestre em Direito pela University College London; Membro e Consultor da IUCN - The World Conservation Union - Comission on Environmental Law (Steering Commitee); Presidente do Instituto "O Direito por um Planeta Verde"; coordenador do Grupo de Pesquisa Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco, do CNPq. Publicou e organizou várias obras e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros. é membro do Conselho Científico da Revista de Direito Ambiental da Editora Revista dos Tribunais, além de ser sócio-fundador da Aprodab - Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil. Foi tutor do PET/MEC. Bolsista e Consultor Ad Hoc do CNPq e Fapesc. Prêmio Pesquisador Destaque da Universidade Federal de Santa Catarina. 2011

- Julia Guivant
Professora do Departamento de Sociologia e Ciência Política, da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do CNPq, fundadora e coordenadora do IRIS (Instituto de Pesquisa em Riscos e Sustentabilidade). Julia Guivant é ainda lead faculty of the Earth System Governance Project e membro da comitê diretor da Society for the Study of Nanoscience and Emerging Technologies (S.Net). Seu trabalho é particularmente reconhecido nas áreas de sociologia ambiental, sociologia da ciência, metodologias participativas e desenvolvimento sustentável. Entre os temas em que tem publicado e prestado consultorias contam-se recentemente: responsabilidade ambiental empresarial (especialmente supermercados); análise, percepção e comunicação de riscos e conflitos ambientais e tecnológicos (pesticidas, nanotecnologias e transgênicos) e papel das certificações e standards sustentáveis no mercado global.

- Marco Aurélio da Ros
Médico e professor do programa de mestrado em saúde e gestão do trabalho da UNIVALI. Consultor do Ministério da Saúde-DEGES e Ministério da Educação - MEC na área de educação em saúde, coordenador do Grupo de Pesquisa Educação e Saúde, registrado no CNPq, Marco Aurélio da Ros atua ainda na área da saúde coletiva, com ênfase em saúde pública e na gestão da atenção farmacêutica.

- Maria Cristina Guimarães
A vice-diretora de Informação e Comunicação do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) é graduada em Engenharia Química, mestre e doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é pesquisadora do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde do Icict (LICTS) e docente permanente e orientadora de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Icict (PPGICS). Editora Científica da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (RECIIS). Principais temas de interesse: Informação científica e tecnológica em saúde, Gestão da informação, Avaliação em C&T, Socialização da informação e Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia.

- Martha Marandino
Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 2. Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa úrsula (1987), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001) e Livre Docência pela Universidade de São Paulo (2012). Coordenadora do Grupo de Estudo de Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação da Ciência/GEENF. Atua no ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ensino de Ciências e Educação em Museus, principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, educação não formal, educação em museus e divulgação científica. Foi presidente, vice-presidente (de 2002 a 2006) e tesoureira (de 2009 a 2011) da Associação Brasileira de Ensino de Biologia/SbenBio e vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciência (2005 a 2011).

- Paola Rodari - Sissa Medialab
Diplomada em comunicação pela Universidade de Bolonha e especialista em métodos e instrumentos de comunicação científica. Ela fundou o Laboratório do imaginário científico para o qual desenvolveu exposições, oficinas educativas, materiais multimédia e um serviço voltado ao atendimento de público escolar e a formação de professores. Paola Rodari também coordenou o laboratório de didática da ciência da universidade de Trieste e atuou na concepção e realização de projetos associados a centros e museus de ciência como: o Museu de Bali (planetário e museu interativo), o projeto Infini-To (planetário e museu interativo de Torino) e dos projetos europeus PILOTS e Fund que atuam na concepção de jogos de discussão com temáticas científicas. Ela coordena ainda o projeto dotik que atua no treinamento de jovens pesquisadores e mediadores para os centros e museus de ciência e é membro do steering committee do ECSITE.

- Silvânia Nascimento
Professora da Faculdade de Educação da UFMG e diretora da Direção de Divulgação Científica desta mesma universidade. Ocupou ainda o cargo de Superintendente de Museus da Secretaria de Estado da Cultura de MG e de Secretária para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física. Possui experiência acadêmica reconhecida na área de Educação em espaços escolares e não escolares, com ênfase em Cultura, Ensino de Ciências Físicas e Astronomia, atuando principalmente na comunicação pública das ciências, ensino de ciências, formação de professores e museus de ciências.

- Suzanne de Cheveigné
Física de formação, tendo exercido uma carreira acadêmica na área durante 18 anos, Suzanne de Cheveigné é hoje diretora do Centre Norbert Elias das universidades de Avignon e Marseille na França e dedica-se ao estudo das relações entre a ciência e a sociedade. Levando em conta o papel da mídia no contexto europeu, seu trabalho consagra uma atenção particular à recepção de programas televisivos sobre ciência, às questões do público face à ciência e às atitudes dos cientistas face à divulgação da ciência. Suzanne de Cheveigné colabora em diferentes projetos europeus relacionados aos aspectos sociais das biotecnologias modernas, a percepção pública da ciência entre eles os Eurobarômetros.

- Tattiana Teixeira
Possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1996), Mestrado (1998) e Doutorado (2003) em Comunicação e Cultura Contemporânea (UFBA). Atualmente é professora efetiva na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Tem experiência na área de Jornalismo, com ênfase em Jornalismo Especializado, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias do jornalismo, jornalismo científico, infografia, linguagem jornalística, gêneros jornalísticos e divulgação científica. Foi Diretora Editorial da SBPJor - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo - por dois mandatos consecutivos, e editora executiva da Brazilian Journalism Research. Coordena o NUPEJOC - Núcleo de Pesquisa em Jornalismo Científico, Infografia e Visualização de Dados. Foi Coordenadora do GT Estudos de Jornalismo, da Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação), em 2013 e 2014 e vice-coordenadora em 2011 e 2012. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG (permanente). é, atualmente, Diretora-Geral de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina.

- Virgínia Schall
Pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz e criadora do Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente (LAESA) do Centro de Pesquisas René Rachou de Minas Gerais. Virgínia Shall também atua em programas de pós-graduação em Ciências da Saúde e Saúde Coletiva. Ela implantou e coordena o Programa de Vocação Científica da UFMG, é consultora ad hoc do CNPq, da CAPES, da SVS/MS e do MEC. Dedica-se também à divulgação científica, é autora de vários livros infanto-juvenis, jogos sobre temas científicos e participou da criação do Ciência em Cena, teatro que apresenta peças sobre temas científicos. Membro da equipe de implantação da Olimpíada Brasileira de Saúde e Ambiente, coordena a Regional Minas-Sul da mesma.

- Yurij Castelfranchi
Professor de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele foi pesquisador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor-Unicamp) e vice-diretor do periódico Journal of Science Communication (JCOM). Ele realizou trabalhos como jornalista e colunista em jornais, rádio e na televisão, e é o autor de livros de divulgação científica (sobre inteligência artificial, transgênicos, a Amazônia e a história da Terra).