Mesas Redondas

- Divulgação científica em educação e saúde: desafios contemporâneos.
Bernardo Jefferson de Oliveira (UFMG) e Luciano Mendes de Faria Filho (UFMG)
- Terminologia e Popularização Científica o Pensar Científico e Criativo do Adolescente e do Jovem Adulto Surdo
Vera Lúcia de Souza e Lima (CEFET-MG), Marianne Rossi Stumpf (UFSC) e Ana Rachel Carvalho Leão (CEFET-MG)
- Comunicação científica e práticas de co-produção de saberes: o caso do "Do it Yourself"
Rafaela Samagaia (PPGECT - UFSC) e Cláudia Bär (Fab Lab Floripa)

Oficinas

- Banca da ciência: Divulgação científica através do teatro de fantoches
Paula Heloisa da Silva Ribeiro (USP), Bárbara Alves Badaró (USP), Anna Cecília de Alencar Reis (USP)
- Periódicos científicos brasileiros: estratégias para expandir e melhorar a comunicação com a sociedade
Germana Barata (Labjor/Nudecri - Unicamp) e Simone Pallone (Labjor- Unicamp)
- Preparando um café científico transmídia
Silvania Sousa do Nascimento (UFMG), Larissa Cardoso Alves (UFMG) e Mara Regina Batista (UFMG)
- Narrativas entre Ciência e Mito: Cultura Popular e Divulgação Científica em Pedagogia Griô.
Henrique Dutra (Unicamp)
- Workshop sobre editoração científica.
Ursula Blattmann (UFSC), Juliana Fachin (UFSC), Elisabete Werlang (NAVUS/SENAC), Eli Lopes da Silva (NAVUS/SENAC) e Diego Abadan (Lepidus/Periódicos nas Nuvens)

Comunicações Orais

CO1a - Divulgação Científica - Lições dos séculos XVII e XVIII.
Rosa Maria Alves Pereira (UFMG)
CO1b - Divulgação Científica: desdobramentos críticos das propostas de José Reis.
Miguel Alonso Júnior (UFSC)
CO1c - Motivações iniciais de participação em minicurso de Química em um Museu de Ciências - memórias do público do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC).
Mara E. Ruggiero de Guzzi (IF Baiano Itapetininga) e Luiz Henrique Ferreira (UFSCar)

CO2a - A comunicação científica na atualidade: uma anílise das práticas de publicaçõo na ciência no contexto do Movimento Open Access.
Jean Carlos Ferreira dos Santos (UNICAMP) e Marko Synésio Alves Monteiro (UNICAMP)
CO2b - A comunicação científica sob o olhar da linguística.
Ana Fukui (UNISINOS) e Maria Eduarda Giering (UNISINOS)

CO3a - Arte híbrida, ciência, tecnologia e comunicação.
Hermetes Reis de Araújo (UFSC)
CO3b - Intervenções teatrais no museu Espaço do Conhecimento UFMG.
Bruna Schall (Espaço do conhecimento - UFMG), Raísa Faria Rodarte Ribeiro (UFMG), Simon de Oliveira Martins (Espaço do conhecimento - UFMG), Ronny Stevens Alves Neves (Espaço do conhecimento - UFMG), Solange Figueiredo (ALLS engenharia), Ronaldo Gonçalves Pires (UFMG), Débora d’Avila Reis (UFMG)
CO3c - A informação científica em filmes de ficção científica: o potencial da divulgação da ciência.
Carmen Irene C. de Oliveira (Unirio), Maria Auxiliadora Delgado Machado (Unirio), Guaracira Gouvea (Unirio)

CO4a - Uma análise do discurso do grupo REA no facebook.
Jimena de Mello Herendia (UFSC), Henrique César da Silva (UFSC)
CO4b - Divulgação científica e circulação da informação: limites e utilidade da divulgação de softwares.
Karina Menegaldo (UNICAMP) e Eric Frade (UFPR)
CO4c - Repositório institucional da Universidade Federal da Bahia: presença nos sites dos programas de pós-graduação.
Rodrigo França Meirelles (UFBA), Susane Barros (UFBA), Flávia Rosa (UFBA)

CO5a - Discussões acerca da educação em saúde na escola: a formação de um grupo de estudos.
Tiago Venturi (UFSC), Karem Susan Hansen (UFSC)
CO5b - A pauta é saúde: uma análise da influência da medicina baseada em evidências no jornalismo.
Patricia Aline dos Santos (Labjor / Unicamp)
CO5c - Grupo de ajuda mútua como fortalecedordo convívio social de idosos com doença de parkinson.
Bianca Martins Dacoregio (UFSC), Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt (UFSC), Danieley Cristini Lucca (UFSC), Francielle Regina Luciana dos Santos (UFSC), Micheli LuziaSchittler (UFSC), Maria Eduarda Grams Salum (UFSC)
CO5d - Grupo de ajuda mútua das pessoas com parkinson: comunicação / saberes alicerçados com profissionais da saúde.
Bianca Martins Dacoregio (UFSC), Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt (UFSC), Danieley Cristini Lucca (UFSC), Francielle Regina Luciana dos Santos (UFSC), Micheli LuziaSchittler (UFSC), Maria Eduarda Grams Salum (UFSC)

CO6a - A divulgação científica na política científica e tecnológica: um estudo dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia.
Márcio Derbli (Labjor - Unicamp)
CO6b - Programa UFMG + Ciência & Tecnologia e Sociedade de Informação em Territórios de Cidadania: Diretoria de Divulgação Científica da UFMG / Gestão 2010 - 2013.
Naiemer Ribeiro de Carvalho (UFMG), Silvânia Sousa do Nascimento (UFMG)
CO6c - A comunicação científica na era do post e compartilhamento: o uso de redes sociais na internet pelas bibliotecas universitárias.
Natalí Ilza Vicente (UDESC)

CO7a - Baú de Ciências - Um relato de quem faz divulgação científica no Brasil.
João Paulo Mannrich (Baú de Ciências),Thiago Farias (Baú de Ciências), Osvaldo Vieira Júnior (Baú de Ciências)
CO7b - Divulgação Científica: Possibilidades no Ensino de Ciências.
Anne Karynne Almeida Castelo Branco (UFAM),Amarildo Menezes Gonzaga (IFAM)
CO7c - Encontro de diversos atores para a popularização da ciência no Espaço do Conhecimento UFMG.
Débora d’Avila Reis (ICB - UFMG), Juliana Prochnow (Espaço do conhecimento - UFMG), Bruna Schall (Espaço do conhecimento - UFMG), Bernardo Oliveira (FAE - UFMG), Solange Figueiredo (ALLS engenharia), Jailton Santos (Circo escola Trupetralha), Raquel Braga (Sec. Mun. Saúde), Cleida (ICB - UFMG)

CO8a - Comunicação pública da ciência: um diálogo possível entre sociedade, ciência e universidade.
Letícia Ales Vieira (UFMG)
CO8b - O projeto Ciência, Café e Cultura: Engajamento institucional a partir da implantação de um dispositivo de café científico.
Cláudia França Prieto (Cefet-MG), Rodrigo Augusto da Silva Alves (Cefet-MG), Sidney Maia Araújo (Cefet-MG)
CO8c - De frente com cientista: estreitando os laços entre pesquisadores e público.
Fred Furtado (Museu Ciência e vida), Carla Almeida (Museu Ciência e vida), Luiz Bento (Museu Ciência e vida), Simone Pinto (Museu Ciência e vida), Mônica Dahmouche (Museu Ciência e vida)

CO9a - O efeito-leitor de ciência: o caso do folder do museu de ecologia Fritz Müller.
José Pedro Simas Filho (UFSC)
CO9b - Divulgação científica e formação de professores em espaços museais.
Carmen Lúcia Ferreira (UFTM), Ana Paula Bossler (UFTM)
CO9c - QUIMIDEX apresenta seus “Ambientes Temáticos ” como espaços não formais de aprendizagem, para a divulgação da ciência, em especial da química.
Dilma Maria de Oliveira (UFSC), Mariana Fantinel (UFSC), Indyanara Carboni Alves (UFSC), Carlos Vinicius Doerner dos Santos (UFSC), Vinicius Seminotti (UFSC), Leandro Alves dos Santos (UFSC), Patrícia Link Runtzel (UFSC)

CO10a - Mais visibilidade para periódicos científicos brasileiros no facebook.
Kátia Kishi (Labjor - Nudecri / UNICAMP), Carolina Medeiros (Labjor - Nudecri / UNICAMP), Francisco Zaiden (Labjor - Nudecri / UNICAMP), Germana Barata (Labjor - Nudecri / UNICAMP)
CO10b - Perfil da evolução dos blogs de ciência brasileiros.
Sibele Fausto (USP), Roberto M. Takata (UNICAMP), Osame Kinouchi Filho (USP)
CO10c - Revista “Amazonas Faz Ciência” da FAPEAM: em busca de novas linguagens para a plataforma tablet.
Raiza Campos Lucena (FAPEAM / UFAM), Josiane dos Santos (FAPEAM), Carlos Fábio Morais Guimarães (FAPEAM / FMF)

CO11a - A informação jornalística sobre mudanças climáticas no campo: um estudo sobre a divulgação da ciência e o produtor rural.
Rubens Antonio Neiva (EMBRAPA - Labjor/Unicamp)
CO11b - Comunicação e divulgação científica na agricultura.
Tércia Zavaglia Torres (EMBRAPA), Daniela Maciel Pinto (EMBRAPA), Nadir Rodrigues Pereira (EMBRAPA) Terça-feira das 17h às 18h na Sala 2
CO11c - Utilização de documentários e filmes para a promoção da alfabetização científica.
Adriana Marin (Instituto Federal Catarinense), Angelisa Benetti Clebsch (Instituto Federal Catarinense)

CO12a - A arte contemporânea e a comunicação científica.
Rosana Horio Monteiro (UFG)
CO12b - Prêmio de fotografia Ciência e Arte: incentivos à divulgação científica.
Fabíola Simões Rodrigues da Fonseca (UFU), Daniela Franco Carvalho (UFU)
CO12c - O humor na comunicação científica.
João Eduardo F. Ramos (USP / UNISO), Luis Paulo Piassi (EACH - USP)

CO13a - Minas Faz Ciência: jornalismo científico como projeto de assessoria de comunicação.
Camila Alves Montovani (FAPEMIG), Vanessa Oliveira Fagundes (FAPEMIG), Verônica Soares da Costa (FAPEMIG)
CO13b - Comunicação Pública de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (IB / Unicamp) por meio de ferramentas da web 2.0.
Roberto Takata (Labjor / Unicamp), Simone Pallone (Labjor / Unicamp), Katlin Massirer (CBMEG / Unicamp)
CO13c - Estudo bibliométrico da produção de artigos científicos em divulgação científica.
Maria Marta Nascimento (Labjor - Unicamp), Vera Regina Toledo Camargo (Labjor / Nudecri - Unicamp)

CO14a - Análise da linguagem de textos de divulgação científica: o caso da scientific american Brasil.
Marcelo Borges Rocha (CEFET/RJ), Marana Vargas Bernardino (CEFET/RJ)
CO14b - O papel dos livros didáticos frente aos avanços tecnológicos e a divulgação da mídia.
Alberto Lopo Montalvão Neto (UFSC), Camila de Paiva (UFSC)
CO14c - Textualização da Física de Partículas em circulação pela divulgação científica.
Jonathan Thomas de Jesus Neto (UFSC), Henrique Cesar da Silva (UFSC)

CO15a - O que é Ecomuseu mesmo?
Marcia Borin da Cunha (Unioeste), Monica Beatriz Layter (Unioeste, Bruna Carline Alves (Unicentro)
CO15b - Discursos:Matemática e exposições científicas.
Carol Gama (IEL / Labjor - Unicamp)

CO16a - O jornalismo científico como ferramenta de democratização da ciência e da tecnologia: o problema da formação acadêmica.
Luiza Mylena Costa Silva (UFG), André Luis Franco da Rocha (UFSC)
CO16b - A divulgação científica como mola propulsora da cidadania.
Alexandre Francisco Braga (UFMG)

CO17a - Divulgação científica e educação científica: contradições, luzes e sombras.
João Vicente Alfaya dos Santos (UFSC)
CO17b - Autoria em discursos sobre resíduos sólidos: uma análise sobre produções audiovisuais de estudantes do ensino médio.
Marinilde Tadeu Karat (UFSC), Suzani Cassiani (UFSC), Patrícia Giraldi (UFSC
CO17c - Ciência para todos conhecendo o leitorde ciência nos ônibus de Belo Horizonte.
Elisa Gonçalves de Andrade (UFMG), Adlane Vilas-Boas (UFMG)

CO18a - Artigos de popularização da ciência publicados em revistas comerciais para jovens leitores podem contribuir para a educação científica?
Maria Eduarda Giering (UNISINOS)
CO18b - Comunicação da ciência e ensino: o uso dos gêneros de divulgação científica no desenvolvimento da educação científica e linguistica.
Geisson Homrich (UNISINOS)
CO18c - O professor e a apropriação da divulgação científica.
Guilherme da Silva Lima (UFOP), Marcelo Giordan (USP)

CO19a - A educação científica no vídeo institucional do Museu Catavento Cultural e Educacional do Estado de São Paulo: como a ciência aparece (ou não aparece) no contrato de comunicação.
Ana Paula Bossler da Costa (UFTM), Regina Maria Martins Costa (UFTM)
CO19b - Relações retóricas emergentes da inserção de narrativas em notícias de divulgação científica midiática para adultos e crianças.
Erica Ehlers Iracet (UNISINOS)
CO19c - A crise no ensino de ciências: Alfabetizaçãocientífica e tecnológica como possibilidade às reverberações da mídia.
Camila de Paiva (UFSC), Alberto Lopo Montalvão (UFSC)

CO20a - Inovando a comunicação da ciência em museu de ciências itinerante: o caso do ciência móvel - Vida e saúde para todos.
Marcus Soares (Museu da Vida / COC / Fiocruz)
CO20b - As ações educativas do MAST: mediação e avaliação.
Ana Paula Germano (MAST), Sibele Cazelli (MAST), Maria Esther Valente (MAST)
CO20c - Für Müller: Proposta de revitalização das atividades de divulgação científica do Museu de Ecologia Fritz Müller.
Ana Paula Germano (UFF), Ildeu de Castro Moreira (UFRJ)

CO21a - A divulgação científica como atividade acadêmica na formação profissional do cientista.
Edmundo Carlos Moraes (UFSC)
CO21b - Qual é a sua profissão? Depende - Uma análise da autodenominação profissional de professores universitários.
Tayline Silva de Oliveira (UFMG) e Adlane Vilas-Boas (UFMG)
CO21c - Revisão por pares na aprendizagem: 17 anos de prática e pesquisa no projeto Par.
Vinícius Medina Kern (UFSC)